13.12.05

As mais belas histórias da Bíblia (1)

Abrão e Sarai no Egipto,
ou Como Abraão pôs Sara a Render:
(Génesis 10-20)

Houve então uma terrível fome em Canaã e Abrão encaminhou-se para o Egipto, para ficar por lá algum tempo. Quando estava já quase a chegar ao Egipto, disse a Sarai, sua mulher: "Eu sei que tu és uma mulher muito bonita. Quando os egípcios te virem, dizem logo que és minha mulher e são capazes de me matar, para ficarem contigo. Diz, portanto, que és minha irmã, para que eu seja bem tratado, por causa de ti, e possa continuar vivo, graças a ti." Ao chegarem ao Egipto, os egípcios, de facto, repararam que ela era muito bonita. Viram-na também os oficiais do faraó e foram elogiá-la junto do faraó. E assim a mulher de Abrão foi levada para o palácio do faraó. Abrão, por seu lado, foi bem tratado, por causa dela. Arranjou rebanhos de ovelhas e vacas, burros, jumentas e camelos e tinha criados e criadas ao seu serviço. O Senhor infligiu grandes castigos ao faraó e à sua família, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Então o faraó mandou chamar Abrão e perguntou-lhe: "Por que é que fizeste uma coisa destas? Por que não me disseste que ela era tua mulher?Disseste que era tua irmã e eu casei com ela. Mas, uma vez que é tua mulher, aqui a tens, podes levá-la. "O faraó mandou alguns homens para fazerem sair do Egipto Abrão com a sua mulher e com tudo o que lhe pertencia.

Moral da história: Não cobices a mulher do próximo, mesmo que seja o próprio marido que ta ofereça e que tu penses que é sua irmã.