27.10.05

Banam Os Lusíadas e os Descobrimentos da escola!

Tenho-me fartado de dizer isto: "Os Lusíadas" e os descobrimentos portugueses são das piores coisas possíveis para ensinar aos putos lusitanos. Mas basta sugerir isto a algumas pessoas e caiem-me logo em cima a acusar-me de falta de patriotismo e até de ódio à nação
Na NY Review of Books de há duas semanas foi publicado um artigo sobre Richard Feynman. Num excerto citado de uma carta, Feynman usa um argumento semelhante ao meu quando explica à mulher os problemas do sistema de educação grego:

"the Greek educational system, with its overwhelming emphasis on the glories of classical Greece, gives children a bad start in life, teaching them that nothing they do can equal the achievements of their ancestors" .

Pensem nisso. E no facto de que a maior parte dos portugueses sai da escola sem saber nada da história portuguesa do século XX (incluindo PIDE e as guerras coloniais), ou da literatura estrangeira (da última vez que olhei autores como Dostoevsky ou Hemingway nem sequer eram mencionados nos nossos currículos).

2 Comments:

Anonymous Anónimo ripostou...

Digo o mesmo há anos. ra mais fáicl pô-los a ler com uma má tradução do Nick Hornby do que com o "Malhadinhas". quem raio é que sendo adolescente no mundo dos NERD quer ler um livro chamado "Malhadinhas"?

6:26 da tarde  
Blogger scelta ripostou...

Pior que as crianças se sentirem inferiorizadas pelos seus antepassados; é sentirem-se iludidas que têm um grande país.... um país de heróis!

Cumps, Dora

10:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home